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Proposta de "RPG de estratégia"

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Re: Proposta de "RPG de estratégia"

Mensagem  Kefka em Ter Ago 03, 2010 11:38 am

Adorei o tópico *-*

Eu sou partidário da ideia do Popo de ter exércitos visualmente no campo mesmo. Afinal, se a rolagem de dados levaria em conta a quantidade de unidades da tropa que está atacando/defendendo, é mais real ver (e aqui entra interpretação da cena) 40 arqueiros caindo por efeito de magias lançadas por 30 elfos escondidos na floresta ao lado do que um único arqueiro perdendo 40HP levando magia de um único elfo. Seria um único dado, de qualquer forma, mas a diferença de cena seria tremenda...

A limitação seria nos tipos de tropas, seria interessante limitar a 3 tipos mesmo. E até de sub-raças diferentes, se fizer sentido para a facção/guilda em questão. Uma guilda de criminosos da floresta poderia ser de um Troll gigante como líder e ele comandar orcs, trolls e goblins xamãs, por exemplo.

Seria bem como o Popo disse ali atrás:
Popo escreveu:Tipo, você teria sei lá, chutando, 3 tropas: uma de arqueiros, uma de infantaria e uma de cavalaria (poderiam ser as categorias de exércitos, com essa equival~encia que você citou Pedra-Papel-Tesoura).

Dae você faria uma ficha pra tropa de arqueiros, que seria como se cada um dos integrantes daquela tropa tivesse os mesmos atributos. Dae na hora dos ataques e defesas, você rolaria dados como se fosse não o ataque individual, mas a investida das tropas. E o HPO seria, na verdade, o número de combatentes restantes.

Cada jogador teria então um líder para interpretar (pode ser o drácula, um político ditador, um construtor de robôs, um mago invocador, um modelador de vida através do barro, etc, dependeria do tema escolhido) e pelo menos 3 generais de tropas (um de cada tipo, ou sub-raça).

O resto seria por quantidade de tropas que consegue treinar em sua cidade e como divide as suas tropas em cada batalha para tirar o melhor delas. Desde a formação em campo (em quadrantum, em fileiras, circundando uma montanha para atacar pela retaguarda, etc) até o combate direto de tropas em si.



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Re: Proposta de "RPG de estratégia"

Mensagem  Ribeoli em Qua Ago 04, 2010 8:27 pm

Apoio a idéia de exércitos, também. Valoriza mais a parte tática da coisa e, como disse o Spiegel aqui em cima, visualmente as maiores proporções tornariam a coisa bem mais épica.

Seria uma guerra de verdade, ao invés de batalhas localizadas, isso traria um diferencial enorme pro RPG.. Fosse só 5/6 personagens, não passaria de mais um RPG como os daqui do forum, mas com a complicação de interpretar vários personagens.

Também tem a parte do objetivo.. Em termos de dominação, é complicado visualizar um grupo pequeno, de menos de 10 ou 20 pessoas, dominando vários territórios. E nem imagino um bom objetivo pra isso..
Agora quando se fala em povos inteiros, ou nações, ou raças, aí sim.. Provar a supremacia de seu povo, tomar terras, montar suas bases e seus exércitos, tomar territórios..
Fora que os generais fariam personagens bem interessantes de se interpretar.

E a mecânica dos 3 tipos de unidades, funcionando na idéia do Pedra/Papel/Tesoura é genial..
Poderia se criar uma mecânica para produção de exército que permita não só criar 3 unidades diferentes na tropa para esses 3 tipos, como também subtipos dentro delas, aumentando a variedade do exército, as possibilidades táticas e ainda mantendo o valor estratégico do sistema.

Como jogador, modder e tarado de HoMM, eu não só apóio a idéia dos exércitos, como me ofereço para ajudar com o que for no desenvolvimento do sistema, caso seja aceita u.u

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Re: Proposta de "RPG de estratégia"

Mensagem  Hidekee em Qua Ago 04, 2010 8:57 pm

O tópico está aqui para ouvirmos sugestões mesmo. O sistema apenas precisa ser simples para qqer um chegar e entender, de resto beleza.

O pedra/papel/tesoura sou inspirado em Valkyria Chronicles, onde é esta a lógica usada para a infantaria anti-tank ter vantagem sobre os tanks, com simples bonus, o que não impede que um tank mate um infante anti-tank. Creio que se levarmos isso para o jogo fica legal.

Em matéria de equilíbrio poderíamos fazer o uso do recurso de WAR, onde vc não poderia atacar com mais unidades do que o defensor tem, embora isso não impessa ele a fazer ondas e mais ondas e ataques.

Pelo visto mais defensores dos exércitos estão aqui e pode se fortalecer. Isso é bom para mim, pois gosto dessa lógica tb, embora tb goste da outra hauhuahuahuaha...

Criando um sistema de vantagens e desvantagens em jogo, podemos ter templates de raças, subraças e classes mole mole o/



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Re: Proposta de "RPG de estratégia"

Mensagem  Popo em Qui Ago 05, 2010 10:44 pm

Bom galera, com esse nosso novo GD, proponho que esse tópico seja destinado à discussão de se o RPG deveria envolver personagens individuais, organizados em pequenas tropas, ou grandes exércitos divididos em unidades!

As demais discussões aqui vão aos poucos sendo divididas em tópicos especificados por temas, pra nos organizarmos e não nos perdermos!

Vão ser exércitos, né? Legal, oba, êêêêê. =D <-cretino



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Re: Proposta de "RPG de estratégia"

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