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Porque há queda de rendimento/animação nos RPGs?

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Porque há queda de rendimento/animação nos RPGs?

Mensagem  Hidekee em Qui Abr 08, 2010 8:49 am

Isso é um problema recorrente, não só aqui no Lendas mas percebo em todos os RPGs de fórum ou de mesa mesmo, que vem alguém com uma ideia para RPG, todos adoram esta ideia e começam a jogar empolgados. Mesmo com tudo indo bem, é visível que a animação da maioria vai caindo e uma hora ou outra o RPG promissor começa a ser "levado com a barriga" até chegar no mestre (isso qdo o desânimo não atinge ele antes), levando o RPG a sua morte prematura.

A questão é, pq isso acontece? Não importa se o RPG é de fantasia ou cyberpunk, se o mestre usa recursos diferentes ou só o "arroz com feijão" para a mestragem, se o personagem tem possibilidade de evoluir ou não, simplesmente todos caem de rendimento claro ao longo do tempo.

Como jogador e como mestre pergunto pq isso ocorre e como podemos evitar que aconteça tal coisa?



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Re: Porque há queda de rendimento/animação nos RPGs?

Mensagem  Hinanii em Qui Abr 08, 2010 12:30 pm

Bom, isso eu sempre notei acontecer em TODOS os RPGs, sem exeção. >"<
E isso continua sendo um mistério cruel...

No meu caso, eu ando inativa em dois RPGs solos que jogo por causa do tempo. Realmente eu não tenho tempo de fazer um post por dia como costumava fazer nas férias. Eu acho que esse é o inimigo da maioria.
Estou jogando apenas um RPG (CC aqui do Lendas) e mestrando um fast play. Os outros tive que deixar de lado até eu ter tempo. Sad

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Re: Porque há queda de rendimento/animação nos RPGs?

Mensagem  Popo em Qui Abr 08, 2010 8:19 pm

É algo que eu vejo sempre acontecer em todos os rpgs que já vi. Chega um momento em que as pessoas vão mesmo desistindo de participar, por N motivos. Minha grande teoria sobre isso sempre foi a falta de um objetivo - não que os RPGs em si não tenham objetivos, mas as pessoas acabam não se identificando com aqueles objetivos, ou com a maneira como a história é conduzida, com a forma de mestrar, com as demais pessoas que jogam, e vão jogando a toalha.

É o tipo da coisa que eu não vejo solução. Quantos RPGs eu já vi CHEIOS de potencialidade simplesmente morrerem... sem um motivo determinante e aparente pra isso. u.u'



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Re: Porque há queda de rendimento/animação nos RPGs?

Mensagem  Isa Li em Qui Abr 08, 2010 9:47 pm

Tem gente que desiste e tem gente que simplesmente tem que lidar com contratempos xD no meu caso eu passei semanas ocupadissima com isso. Não lidei só com semana de provas mas com uma porrada de coisas também. Pelo menos comigo é efeito dominó quando uma coisa desanda, todo o resto tambem vai sequencialmente.

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Re: Porque há queda de rendimento/animação nos RPGs?

Mensagem  Wein Cruz em Qui Abr 08, 2010 10:03 pm

Eis algo que eu já vi acontecer com todos RPGs também.
Alguns foruns de rpg de tema único (O forum inteiro é dedicado a um único rpg), tem um pequeno diferencial de ocorrer épocas, hora está quase morto, hora está bombando.
No caso de RPGs individuais como ocorre no Lendas, é difícil dizer os motivos claros.
Alguns mais clássicos e que conheço são (Não to usando ninguém de referencia, que fique bem claro dammit, se ler viadagem aqui vou rasgar):
- Entrou no RPG esperando ser uma coisa e se enganou
- Entrou em RPGs demais e não dá conta, com isso desanima de todos
- Entrou no RPG querendo nível x de atenção, não conseguiu e saiu.
- Problemas/Assuntos do Coração (Não me refiro a ataques cardíacos, y'know), Affairs, interesses amorosos, entre outros.
- Perda de acesso a internet
- Entrou em outro Forum/RPG que gostou mais e abandonou o antigo.
- Participa em mais de um forum e sempre tem aquele que vc se dedica mais, quando o animo cai, fica só naquele que mais te agrada.

O Famoso falta de tempo é relativo, eu encaixaria como não ter cabeça pra RPG nos poucos tempos vagos isso, pq quando trabalhava o dia todo e ia pra facul em seguida, achava tempo pra ir comprar um jogo novo entre eles e jogar a noite antes de dormir xD
Algo semelhante ao: To sem tempo, mas vive on no msn. Na verdade está sem cabeça pra rpg tb xD

O tempo para isso acontecer varia, quando vc tem o que espera e quer de um rpg o animo é por mais tempo, mas isso depende de vc, do mestre e das pessoas que estão jogando com vc.
Ex besta: "Girl1 - Quero um affair no RPG"
mas isto não está implícito na ficha nem nada na personagem, é um desejo da player. Então ela cai em um grupo com 3 garotas e um Centauro.....
Pronto fodeu xD
Não precisava ser tão gritante assim, pode ocorrer de player e mestre fazerem tudo certinho, mas nenhum player masculino se interessa...
Ferrou denovo.

Além dos crônicos listados, estes detalhes ferra tb em um rpg.
É complicado x.x

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Re: Porque há queda de rendimento/animação nos RPGs?

Mensagem  Ledah em Qui Abr 08, 2010 10:08 pm

Bem honestamente eu acredito que muito em parte a responsabilidade sempre é maior por parte do mestre então vou dar os pontos como player e como narrador de jogos, talvez assim deixe o ponto de visões”Diferentes” que eu tenho fazer com que fique mais claro o método que eu vejo as coisas.

Primeiramente como mestre eu vejo que os Players tendem a ter diversos tipos de contratempos com sua vida pessoal e diversidades o que faz um jogo ao menos meu e com as narrativas que eu já realizei serem bem longas, me lembro ainda que quando eu narrava LotR para uns colegas com o livro original, levou 8 meses só para chegarmos até Mordor, e mais um tempinho para poder enfrentar o Sauron, mas por fim eu creio que o longo prazo de tempo de um RPG principalmente se ele não é jogado consecutivamente ou ao menos a cada 3-4 dias, ele se torna “Indiferente” ou monótono, tanto pela falta deste como a perda do contexto as vezes, admito que em diversos rpgs que eu narrei, houve vários players que desistiram durante a narrativa pelas situações impostas e as vezes pela falha do conteúdo vinda de minha parte, tornando assim a narrativa “Tediosa”, mesmo os maiores mestres e D&D e 3d&t que eu já conheci também tiveram as mesmas dificuldades, talvez dependa um pouco do “Espirito de aventura” do momento ou então só o animo já altera bastante uma rodada.


Como player eu acredito que algo que envolva muito a narrativa seja os personagens e o campo, para mim algo como uma floresta de anões ao invés da tradicional mina seria legal, ou quem sabe a cidade de Valen do senhor dos anéis bem no meio das montanhas com toda aquela natureza e as grandes cachoeirras ao qual tornam o cenário extremamente fascinante, é claro não deixando de levar em conta os cenários futuristas como as perseguições de naves espaciais em meio a Mark 8 ou quem sabe a luta de sabres de luz na capital de Naboo, honestamente acho que esses dois tanto tal como o desenvolvimento da narrativa tornão o RPG uma coisa fora do comum e algo que atrai realmente MUITO a mim como jogador, e quando isso falha em algum momento, mesmo que por curto período isso “mata” a minha vontade de jogar.


Bem espero que com tanto texto eu tenha explicado os meus pontos de vista.

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Re: Porque há queda de rendimento/animação nos RPGs?

Mensagem  Keitava em Sex Abr 23, 2010 4:22 pm

Acho que esse é um efeito natural de toda história, e enquanto o Mestre é o maior culpado e o maior responsável por isso, ele não é nenhum Deus (IRL, afinal, ele o é no mundo do RPG) pra adivinhar o que diabos está fazendo de errado.

Tudo começa quando o mestre não corresponde as expectativas dos players. Players que não jogam motivados desanimam o mestre. Raramente o mestre recebe um feedback que o ajude a melhorar, e quando recebe, não tem maturidade suficiente pra lidar com isso e usar pra alguma coisa. Enquanto a história é assim, qualquer RPG está fadado ao fracasso.

Por outro lado, como eu disse, é um efeito natural. Todo mundo sente desânimo, especialmente em histórias longas. Players e mestres, e muitas vezes esse desânimo é suficiente pra aniquiliar todo o jogo, e aí que se mede quanta vontade os players tinham de jogar, e quão bem o mestre consegue se levantar e recuperar a história nesse ponto.

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Re: Porque há queda de rendimento/animação nos RPGs?

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